quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ADVENTO, TEMPO DE ESPERA

O ser humano de hoje, como o de ontem e de sempre, é um ser-que-espera. Não podemos viver sem esperança. A esperança faz parte fundamental de nossa estrutura pessoal e psicológica. É o que dizem os homens da ciência. Somente esperando podemos sobreviver. Graças à esperança a humanidade caminha. A história do mundo, de séculos e mais séculos, é a história da espera.
Graças à esperança, o homem e a mulher cristãos encontram respostas diante da vida e da morte, do amor e da violência, da saúde e da enfermidade, diante da paz e da justiça, da família, da sociedade e do trabalho de cada dia.
Quem não espera, nada alcança. Quem não espera, está acabado como pessoa e como cristão. (Deus Conosco. Ano 9 – Nº 107 – Novembro – 2010)
Queridos leitores, o Advento é tempo de preparação, de esperança para receber o Salvador. É tempo de conversão! Daí o convite de João Batista a todos: “Convertam-se por que o Reino do Céu está próximo!” (Mt 3,2). O tempo é agora: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!” (Mt 3,3).
João Batista prega a conversão. Esta significa colocar os passos nos passos de Jesus. E isto é um aspecto que caracteriza a vida cristã inteira. Converter-se é renascer continuamente para a vida ressuscitada com Cristo, por isso, olhemos em direção ao Menino Deus que está para chegar!
Não é possível acolher “Aquele que vem “ se o nosso coração estiver cheio de egoísmo, de orgulho, de auto suficiência, de preocupação com os bens materiais, a conversão é uma graça que temos de alcançar. O mundo precisa do nosso testemunho, da nossa palavra de esperança, do nosso modo de viver inspirado no Evangelho.
Que Deus nos dê a graça de uma profunda experiência de conversão, para estarmos a cada dia mais preparados para acolher o Menino Deus que vai chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário