quinta-feira, 4 de março de 2010

Quaresma

Queridos confrades, benfeitores, (as), missionários leigos, (as), oblatos, (as) paz e amor
É uma satisfação imensa dizer o quanto somos gratos pela solidariedade e doação à nossa Vice-Província. Estamos felizes por acreditarem em nós. Deus seja louvado.
Queremos desejar um ótimo tempo quaresmal, na sua e na vida dos seus familiares. Quaresma um tempo propício para avaliarmos nossas vidas e fazer penitência pelas falhas que cometemos. Somos convidados a buscar a conversão e entrar nos caminhos do Senhor, assim estaremos nos aproximando mais de Deus e buscando o alimento essencial para nosso espírito. O católico deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. No entanto, é Deus que nos chama a fazermos um retiro espiritual voltado à reflexão, recolhendo-nos em oração e penitência, preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no domingo de Páscoa.
“O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.
A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.
Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.
Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.
Que neste tempo especial de graças - a Quaresma -, aproveitemos ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. O Apóstolo São Paulo insistia: "Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2 Cor 5, 20); "exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: No tempo favorável , eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio. Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação." (2 Cor 6, 1-2)”.
Que Deus nos abençoe e fortaleça nossa amizade. E com a proteção de Nossa Senhora deixamos nossos votos e estima.
Atenciosamente: Equipe do Projeto Amigos do Redentor

Nenhum comentário:

Postar um comentário